terça-feira, 10 de abril de 2007

Duplicação do Parque

Parcerias pela conservação da Ilha Grande 05/02/2007

Com a assinatura de decreto duplicando a área do Parque Estadual da Ilha Grande e o anúncio de outras iniciativas de preservação da região, o governador Sérgio Cabral e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, deram na última sexta-feira o pontapé inicial para transformar essa unidade de conservação em um modelo desenvolvimento sustentável.“Quero que a Ilha Grande seja um parque de referência em termos de preservação. A Ilha Grande é o nosso grande patrimônio”, afirmou o governador.

Além do decreto de ampliação do parque, foram firmadas outras parcerias, como um protocolo de intenções entre a prefeitura e o governo do estado para a elaboração, até junho, de revisão do Plano Diretor da Ilha Grande, disciplinando seu crescimento. Foi criado também um grupo de trabalho para a elaboração, em seis meses, de um plano de gestão sustentável da Ilha Grande, com a participação da prefeitura de Angra dos Reis, de entidades ambientalistas, como a Sapê, do IEF (Instituto Estadual de Florestas), da UERJ e do Conselho para o Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande, formado por grandes empresas, entre outros parceiros.

O estudo definirá, por exemplo, medidas necessárias de saneamento e de contenção do número de visitantes da ilha, principalmente em grandes feriadões. Com 7.200 moradores, a ilha chega a receber 25 mil visitantes em datas como o Carnaval, o que contribui para a degradação da região.

Ao lado do reitor da UERJ, Nival Nunes de Almeida, a presidente do IEF, Yara Valverde, anunciou acordo de cooperação técnica com a Universidade, para um estudo científico dos recursos naturais do parque.

Nenhum comentário: